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Fundamentação Bíblica

Conduzido pelo Espírito Santo, o Carisma é a interpretação do texto específico da Palavra de Deus, com um ou mais traços de Cristo, tornando-o visível na Igreja. Cada carisma vive Cristo por inteiro, mas é também especializado em um determinado aspecto seu.

Formados Por Cristo

Necessário é dizer também que a definição formal do carisma não se restringe às palavras “ser no mundo instrumentos de cura, libertação e restauração, buscando a salvação de todos os homens e do homem todo”, mas essa “formalização” é uma síntese do que é dito no Evangelho de Lucas:

“Ora, uma mulher que padecia dum fluxo de sangue havia doze anos, e tinha gastado com médicos todos os seus bens, sem que nenhum a pudesse curar, aproximou-se dele por detrás e tocou-lhe a orla do manto; e no mesmo instante lhe parou o fluxo de sangue. Jesus perguntou: Quem foi que me tocou? Como todos negassem, Pedro e os que com ele estavam disseram: Mestre, a multidão te aperta de todos os lados... Jesus replicou: Alguém me tocou, porque percebi sair de mim uma força. A mulher viu-se descoberta e foi tremendo e prostrou-se aos seus pés; e declarou diante de todo o povo o motivo por que o havia tocado, e como logo ficara curada. Jesus disse-lhe: Minha filha, tua fé te salvou; vai em paz. Enquanto ainda falava, veio alguém e disse ao chefe da sinagoga: Tua filha acaba de morrer; não incomodes mais o Mestre. Mas Jesus o ouviu e disse a Jairo: Não temas; crê somente e ela será salva. Quando Jesus chegou à casa, não deixou ninguém entrar com ele, senão Pedro, Tiago, João com o pai e a mãe da menina. Todos, entretanto, choravam e se lamentavam. Mas Jesus disse: Não choreis; a menina não morreu, mas dorme. Zombavam dele, pois sabiam bem que estava morta. Mas segurando ele a mão dela, disse em alta voz: Menina, levanta-te! Voltou-lhe a vida e ela levantou-se imediatamente. Jesus mandou que lhe dessem de comer. Seus pais ficaram tomados de pasmo; Jesus ordenou-lhes que não contassem a pessoa alguma o que se tinha passado.”[1]

O carisma Novo Ardor imprime no Consagrado da Comunidade uma necessidade sempre premente de abandonar-se à Divina Vontade, para que somente Deus aja por meio dele. A característica fundamental do carisma é comparável ao manto de Cristo, que vemos nessa cena do Evangelho, que se torna, pelo contato com o Corpo do Senhor, instrumento de cura para aquela mulher, meio pelo qual a única esperança infalível pôde alcançá-la. Aquele manto foi um instrumento passivo e paciente, e nele foram impressas características do corpo de Jesus e seu movimento estava condicionado ao movimento do próprio Cristo. Um manto não pode ir aonde quer, e para ser de fato um manto, deve ser vestido por alguém, e aqui é o Cristo quem o veste. As vestes são também sinais que identificam alguém no meio da multidão, e serviu de sinal para que aquela mulher pudesse encontrar Jesus no meio daquele povo.

A Comunidade Católica de Vida e Aliança Novo Ardor deve ser como o manto de Cristo, instrumento de cura, libertação e restauração para todos os homens, como meios pelos quais a graça de Cristo os alcança e como sinais visíveis os ajudam a encontrá-Lo.

É-nos essencial agirmos sempre segundo o movimento do Espírito Santo em nós, em detrimento da falta de fé dos que nos acompanham, ou mesmo daqueles a quem servimos. Devemos ser testemunhas que tornam visíveis as evidências da autenticidade e realidade da fé evangélica, que alcança de Jesus tudo quanto lhe pede, particular e primordialmente em favor do outro. Cremos somente, sem temor, apesar de nossa razão muitas vezes nos mandar duvidar. Não damos ouvidos, mas misericórdia, àqueles que desacreditam do Deus que age em nós, ou não crêem nessa ação misteriosa de Deus por meio da fragilidade humana.

A misericórdia deve ser para os homens a face de Deus mais visível em nossas vidas, de Deus que olha para nós, pecadores, mesmo aos mais obstinados, e os considera sempre adormecidos, nunca mortos. Por nossa vida e, se necessário, por nossa voz, Deus diz a todos que a cada dia passam pelo alcance de nossa responsabilidade: “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará”[2]; e a nós outros diz: dêem-nos de comer, dêem-nos de meu Corpo e de meu Sangue, para que, agora despertos, permaneçam na luz, permaneçam na vida e, tendo-Me dentro de si, possuam a Vida Eterna[3].

A Missão

“Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo. Conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. Para com uns exercei a vossa misericórdia, repreendendo-os, e salvai-os, arrebatando-os do fogo. Dos demais tende compaixão, repassada de temor, detestando até a túnica manchada pela carne.”[4]

Essa exortação do apóstolo é dirigida a toda a Igreja, e, particularmente a Comunidade Católica de Vida e Aliança Novo Ardor tem como fundamento de sua missão exatamente essa Palavra. Buscar a salvação é muito mais do que apenas evangelizar e interceder pelos homens, mas exige um esforço contínuo para levar a Palavra de Deus não apenas aos ouvidos, mas aos corações de todos os homens. “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso”[5]. A misericórdia é a característica de Deus que deve ser mais visível na vida do consagrado, e é exatamente ela que permeia toda a ação da Comunidade; é na misericórdia que o Carisma se fundamenta e se expande até os confins da terra.

Aqui se evidenciam as quatro dimensões de nosso Carisma, a adoração, a oblação, a evangelização e a educação na fé. Orar no Espírito Santo e conservar-se no amor de Deus é a essência da adoração, que só pode realizar-se por impulso do próprio Espírito[6].  Em edificar-se mutuamente sobre a base da fé entende-se a educação na fé, que passa pela evangelização e leva ao conhecimento de Deus pelo conhecimento da sã Doutrina da Igreja Católica. “Recomenda esta doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da sã doutrina que até agora seguiste com exatidão”[7]. Por fim, o mistério do Sofrimento Cristão é parte inseparável da busca da salvação dos homens.  “Dos demais tende compaixão”[8], significando, nesta ordem, o caráter e a substância do sofrimento dos consagrados da Comunidade Católica de Vida e Aliança Novo Ardor, que sofrem com Cristo e pedem perdão por todos que o crucificam, que o rejeitam e o desprezam.

 

[1] Lc 8,43‑56.

[2] Ef 5,14.

[3] Cf. Jo 6,56.64.

[4] Jd 20‑23.

[5] Lc 6,36.

[6] Cf. 1Cor 12, 3.

[7] 1Tm 4,6.

[8] Jd 23b.

 

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